Jornada de 4 dias: a tendência é legal?
Bom, para início de conversa a jornada pode variar de acordo com o que as empresas definem em contrato, pois o mesmo pode tanto definir se deverão haver cumpridas, quanto delimitar os dias que devem ser trabalhados.
As empresas que aderirem a tendência de apenas 4 dias na jornada, devem atuar ce acordo com o seu contrato define, caso não haja nenhuma diretriz, o mesmo deve ser atualizado.
Como surgiu a semana de 4 dias de trabalho?
A semana de 4 dias de trabalho já é uma tendência em pauta há bastante tempo. O assunto é amplamente debatido entre organizações não-governamentais e agências focadas em melhorias e bem-estar para os colaboradores em geral.
No entanto, foi com a pandemia do COVID-19 que o assunto realmente entrou em evidência. Nesse período, os colaboradores e a liderança foram obrigados a permanecer em casa por conta do isolamento social.
A semana de 4 dias tem algum impacto no salário do colaborador?
Não. Um dos principais objetivos da semana de 4 dias é o de assegurar o bem-estar do colaborador. Logo, a redução salarial não contribuiria para incentivar o funcionário a aderir a essa nova modalidade de trabalho de forma positiva.
Como funciona a semana de 4 dias de trabalho na prática?
Depende da empresa. Existe uma tendência a se trabalhar de segunda à quinta, tendo a sexta-feira incorporada ao final de semana. Nessa modalidade, a prática da hora extra para compensar o dia de folga adicional geralmente não ocorre. Ou seja, trabalham-se 32 horas semanais.