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19 de outubro de 2020

Carteira de trabalho digital ainda gera dúvidas

A versão digital da CTPS foi lançada em 2017 com o intuito de substituir a carteira física. Em 2019 foi disponibilizado o App Carteira de Trabalho Digital ao mesmo tempo em que se encerrou definitivamente a versão em papel.

Todos os trabalhadores que já possuíam a carteira física antes de 2019, automaticamente tiveram seus dados migrados para a versão digital. Portanto, não é necessário fazer qualquer tipo de cadastro, basta instalar o aplicativo, fazer login com o CPF e cadastrar uma senha.

Do lado das empresas, elas precisam estar cadastradas no eSocial a fim de efetuar o processo de contratação digital. O prazo limite para essa adequação é até 2021. Com isso, o empregador não faz mais “anotações” na carteira. Todas as informações prestadas ao eSocial ficam disponíveis na carteira digital. Ao mesmo tempo, o RH ou contador das empresas precisa cumprir algumas obrigações pontuais e periódicas relacionadas aos eventos S-2200 e S-2190, bem como ao CAGED e LRE.

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